Livro: A lógica inexplicável da minha vida | Resenha #22

novembro 18, 2017
📝 Nova resenha 📝
Autor:  Benjamin Alire Sáenz
 Páginas: 442
 Editora: Seguinte
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️/♥




Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. 

Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. 

Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida — uma tarefa que parece quase impossível.





Resenha:                   Salvador Silva, El paso, Estados Unidos.   

Salvador ou Sal, é um garoto de dezessete anos que mora com o pai adotivo na cidade de El Paso, Texas. Ele está passando por um momento conturbado em sua vida e não sabe como lidar com as mudanças e acontecimentos.

Seu pai adotivo Vicente, conseguiu a guarda dele quando Sal tinha apenas três anos, dada por sua mãe Alexandra. Vincente é gay, fato que se torna motivo de bullying na escola para Salvador.

 Após um episódio de violência cometido por Sal na escola, por causa de agredir um garoto por ter chamado seu pai de "bicha".

Ele nunca tinha usado a violência como forma de solucionar as coisas, seu pai adotivo nunca o ensino isso. Com isso, Sal pensa que pode ter adquirido essa manifestação de violência do seu pai biológico. Questionamentos surgiram, sobre quem era seu pai biológico? 

Era seu último ano na escola, tinha que pensar na faculdade, o que significava mais problemas em sua mente. Sua vontade era de tirar o ano sabático e só no outro ano entrar na faculdade. 

Samantha ou Sam, era sua melhor amiga. 

" - Seu melhor amigo não deveria ser um menino?
- Bem, Mima - eu disse - acho que tanto faz se meu melhor amigo é menina ou menino.  Contanto que se tenha um melhor amigo. E, por sinal, meninas são mais legais que meninos. "

Ela era um garota inteligente, mas eu vi em guerra com sua mãe. Ela a odiava. Em uma das noites, sua mãe morreu em um acidente de carro, gerando sentimento de revolta, culpa e luto na Sam. Vicente, pai de sal, a acolhe e sua casa, já que ela não convivia com seu pai. 

Sal também é amigo de Fito, um garoto de dezessete anos que tem uma família desestruturada. Sua mãe e seus irmãos vivem no mundo das drogas, já Fito, era um menino estudioso e trabalhador. Porém, ele sentia faltar de ter uma família. Várias vezes trocou sua casa pelas ruas de El Paso. 

Em meio a toda essa confusão, Sal descobre que sua Mima, sua avó e mãe de Vicente, está novamente com câncer e dessa vez será falta, levando ao seu óbito.

" Estrada são lisas e asfaltadas, e tem placas que dizem para que lado se deve seguir. A vida não é nada parecida com uma estrada. "

Com esse emaranhado de acontecimentos, Salvador irá entender a lógica inexplicável de seu vida.



Opinião + Informações: 

O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Salvador. Ao longo da história existem divisões e os capítulos são curtos, o que ajuda à leitura se torna mais fluída.

O tema e a questão familiar é super bem construido. O escritor Benjamin Alire Sáenz, retrata o tema com uma leveza em meios a vários  momentos triste. A sensibilidade carregada na escrita é linda. 

Difícil não se emocionar com este livro, geralmente passamos por momentos complicados com nossas famílias e esse livro trás justamente um reflexão.

 Pra você, o que é família?

Esse livro se tornou um dos meus favoritos do ano, sem contar os ensinamentos extraídos dessa bela narrativa. Super indico esse livro.
📖✨

Espero que tenham gostado da resenha.

::Menino Livros::

Haulisson Radynny

17 comentários:

  1. Parece um livro muito tocante e com lições muito boas, para quem estiver prestando atenção. Chamou muito a minha atenção e estou colocando na minha lista! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, são muitas as lições extraídas. De nada. 😊📖

      Excluir
  2. Olá!
    Gostei da premissa do livro, acho muito bacana que vários livros que tenho visto e lido esse ano falem de diversidade e como é importante abrir a mente contra o preconceito, em todos os sentidos. A leitura parece ser bem divertida, vou anotar aqui como dica.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom falar sobre diversidade em meio a tanta intolerância. Precisamos de uma sociedade tolerante, que todos possam ser como são.

      Excluir
  3. Adoraria conhecer a lógica inexplicável de Salvador. Gosto muito da premissa deste livro, sem mencionar que a capa é linda.
    Dica mais que anotada.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga sentir tudo aquilo que o autor deseja transmitir para os seus leitores.

      Excluir
  4. Olá!
    Já tem um tempinho que esse livro me chama atenção. Primeiro pela capa que acho linda e também pelos temas abordados e bem reflexivos. Falar sobre família é nos tempos de hoje é algo que é necessário sobretudo pela perda de muitos valores na sociedade.
    Não vejo a hora de embarcar nessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar sobre Família agora é muito importante. Esse livro é rico nessa assunto.

      Excluir
  5. Já vi algumas fotos desse livro no insta, mas ainda não tinha parado pra ler sobre o que se trata esse livro. Depois dessa resenha maravilhosa, já quero ler ele! ❤
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Eu fiquei em choque com tantos problemas relatados na resenha e como eles seriam resolvidos na história. A trama familiar é o que rege a obra e o que mais precisava ser bem construído, então fiquei feliz em saber que o autor conseguiu isso. Acredito que é um livro reflexivo e que nos emocione, pois conseguimos nos associar aos personagens em alguns momentos.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já vi muitas pessoas do bookstagram comentando a respeito desse livro, ainda não li nada do autor, porém essa obra está na minha wishlist desde quando foi lançado e não acredito que ainda não li! Adorei bastante a sua opinião, pelo visto a história pretende ser bem interessante! Aliás, fotos lindas!

    ...
    Abraços,
    @cluaz

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tenho vontade de ler "A lógica inexplicável da minha vida", ainda mais depois de saber um pouco mais sobre ele pelo seu post, gosto de histórias que se passam no Texas e que tragam essa temática familiar.

    ResponderExcluir
  9. Gostei deste lado sobre o questionamento da família. Um assunto bem atual, onde as famílias tradicionais estão mudando e muito.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu não sabia sobre o que era esse livro e ele me interessou bastante. É bem difícil ver livros que se passem no México, começando aí. E a questão da família também é algo bem bonito de se trabalhar, especialmente numa família não tradicional. Espero que mais família assim, aliás, tenham mais espaço nas narrativas. Provavelmente eu me emocionaria também, porque YA's sempre me emocionam hahaha. Fiquei com muita vontade de ler! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nunca havia lido uma resenha desse livro, apesar de vê-lo muito por aí. Parece ser uma história bem bonita. Vou guardar a recomendação.

    ;*

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu estava justamente falando sobre esse livro ontem com uma amiga, ela disse que o começo é meio parado, mas que super compensa no geral. Estou muito curiosa para fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É muito bom quando temas importantes são tratados com leveza, e adoro livros que abordam questões familiares. Li outro livro do autor e não curti muito, mas mesmo assim estou louca pra ler esse desde que ele veio na Flipop e fez o auditório inteiro chorar... Do ano que vem não passa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.